terça-feira, 16 de setembro de 2014

Onde estão os verdadeiros GAÚCHOS?

Onde estão os verdadeiros Gaúchos? Se estão por aí não tem filhos? Esse pessoal todo que se pilcha em setembro não ensina a tradição em casa? Afinal não vivemos na República Riograndense?

Tchê vivente, as vezes tu deve pensar quando lê um texto meu, esse tipo é louco,  está sempre criticando, sim, critico e já explico o porque.

Setembro, mês do Gaúcho, semana farroupilha, escola tocando hino, tudo muito bonito, então, vem o bilhete no caderno, seu filho está liberado para vir pilchado esta semana. Foi aquela festa, o guri de bombacha, daquelas de ginete como lá na fronteira, boina, bota, uma hasta tapada na tradição e um pala a meia espalda, a guria um prendinha muy formosa, vestido rodado, flor no cabelo e a tal da sapatilha, um espetáculo.

Chega o fim de tarde e vou buscá-los, surge a pergunta, como foi a aula? A resposta boa, mas. Mas, o que? Não é que a minoria foi pilchada e as crianças que estão se criando bitoladas pela falta de cultura ficam debochando, isso que cada um estuda em uma escola, e foi assim nas duas.

Começando pela prenda, 2 na sala de vestido e ela teve que escutar: vai pro circo? onde é o baile pra está vestida assim? Como te anima a sair assim pra rua?

No caso do guri escuto a reclamação, passaram me chamando de Papa por causa da boina e do pala e só dois coleguinhas de bombacha.

Pois é, onde a comunidade tradicionalista se inflama com preconceitos não vê o que acontece no dia a dia, onde os filhos vão pilchados com o amor a tradição de um pai que não frequenta CTG e traz consigo a chama do gauchismo sofrem discriminação por estar na sala de aula, e a escola que não consegue transmitir esse sentimento, o que deve mudar?

Vamos parar com a demagogia e mostrar as crianças o significado e os valores da tradição do Rio Grande sendo dentro ou fora de entidades, vamos ser sinceros e verdadeiros, e ainda ser Gaúcho o ano inteiro e não somente em setembro.

Um comentário:

  1. Bah! tchê tu disse tudo se nós tivessemos mai apoio o brasil não taria buscando a encinar a cultura dos outros tendo essa nossa q é linda e não morreria pra daqui uns anos nós mais novos te de encinar nossos filhos a cultuar tradições de paises vizinhos como ja ta acontecendo...

    ResponderExcluir