sábado, 26 de julho de 2014

Nosso dever

Uma das coisas que mais emocionam o peão são seus filhos, ainda mais quando buscam seguir os passos do pai, e principalmente se os passos são para o rumo certo. E eu posso me orgulhar disso, pois, estou passando para meu filho o gosto pela tradição, uma influência boa, saudável e já te conto porque. Desde que ele nasceu vou pilchando o guri, usa bota e bombacha desde bebê, e tenho uns retratos que provam o fato assucedido, além, disso pilcho com direito a lenço e boina e a bombacha é estreita, do nosso jeito bem fronterisso. Como todos sabem, filhos crescem e deixam de lado alguns costumes do lado de seu pai, por enquanto estamos firme no mesmo compasso, o compasso da tradição, daqui pra frente seja o que Deus quiser.

Mas, o gosto pela tradição ele não perdeu, adora um rodeio, música gaúcha, bem nativista, e para aumentar o orgulho, fui surpreendido com uma pergunta: _ Pai vamos tomar um chima?
Bah, fiquei surpreso, e perguntei o que tinha dito, e ele repetiu o convite, e aí o peito ficou estufado de orgulho, mais faceiro que pinto no lixo, pois, tenho a certeza que meu esforço para que ele cultive o amor pela terra gaúcha não esta em vão, e isso pra mim já é uma recompensa, pois, sei que se depender dele a chama da tradição estará sempre acesa e que terá orgulho d história deste pago tão guerreiro.

E esta é a mensagem que busco sempre transmitir, seja no convívio de amigos, colegas de trabalho, no meio social e principalmente aqui no blog, sempre respeitando as opiniões contrarias de outras pessoas. Que possamos traças sempre nossas marcas e identidade nas pessoas que nos rodeiam e que sejam dizimadas todas as diferenças, e ainda assim preservar a pura e verdadeira cultura gaúcho do pampa, o verdadeiro tradicionalismo, sem regras e com sentimentos, vamos cultivar a cultura do pampa, não a cultura de papel que é passado em centros e movimentos, vamos cultivar a herança que foi passada de geração em geração, para filhos, netos, pais, vizinhos. E agora me dê licença que vou sorver um amargo pra tomar com o guri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário