Ficou a cargo do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro, retirar de um fogo de chão a centelha que percorrerá nas próximas semanas o nosso torrão gaúcho. A patrona dos festejos, Elma Sant'Ana, participou da cerimônia.
A chama foi acesa com um avio de pedra – isqueiro medieval que produz faíscas, na localidade de Pedra de Anita, onde nasceu Menotti Garibaldi, filho de Anita e Giuseppe Garibaldi, comandante da marinha Farroupilha durante a Guerra dos Farrapos.
-Ele (Giuseppe) é um italiano que abraçou a causa de nossos heróis farroupilhas, é um dos idealistas revolucionários que nós exaltamos no temático dos Festejos Farroupilhas de 2017, destaca Renata da Silva, Primeira Prenda do estado, também presente.
A chama crioula é o simbolo da perpetuação da tradição do Rio Grande e causa a incursão de cavalarianos de diversas regiões do estado, chegando a percorrer 520 km, como o grupo de cavalarianos Cavaleiros do Planalto Médio, de Passo Fundo.
Esses deslocamentos geram uma grande mobilização no meio tradicionalistas e precisam de muito planejamento e organização, devido, o envolvimento de várias pessoas e a complexidade dos deslocamento que chegam próximos a 20 dias. Durante esses deslocamentos é posta a prova a hospitalidade gaudéria, pois, passam por várias cidades e são recebidos para refeições e pouso.
Em uma citação do presidente do MTG Nairo Callegaro, ele resume o simbolismo da chama crioula dizendo: -O acendimento da Chama a cada no significa a renovação do sentimento de pertencimento de nossa identidade regional.
Nós do Blog deixamos claro que mesmo não concordando com os rumos tomados pelo MTG e sua forma de conduzir as tradição, apoiamos e divulgamos tudo que tem a ver com nossa cultura.
Fonte: Blog Repórter Farroupilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário