sábado, 26 de janeiro de 2019

Os rodeios e o sertanejo

Buenas gauchada entreverada deste pago virtual da internet, enfim, já no primeiro galope de 2019, estourou-se uma peleia virtual, os sertanejos chegaram aos rodeios do Rio Grande do Sul, e cada um defendendo seu lado, saiu vivente peleando de adaga para se pronunciar. Eis que apesar da pouca relevância de minha opinião, vou opinar sim.
Vi vários posicionamentos de ambos os lados e cheguei há uma conclusão, o dinheiro é o culpado, sim, o dinheiro, todo mundo visa lucro, inclusive eu, porém, para muita gente não há limite e acabam se aproveitando de apoio político ou da mídia para ganhar mais e colocar a ganância acima de um ideal, pois, sabemos que o que causou a vinda dos sertanejos foi o dinheiro e que os artistas daqui não dão prejuízo, o problema é quem ganhou R$5 mil ano passado quer ganhar R$50 mil este ano e aí vai apelar com certeza.
Este episódio somente ganhou esta proporção porque de um lado estava um poderoso meio de comunicação organizando o Rodeio e do outro um conhecido artista gaúcho que não foi chamado para o evento, onde envolve o dinheiro para ambos os lados. O que me revolta é a distorção dos fatos onde o artista foi acusado de chamar os músicos sertanejos de palhaçada, onde vimos que a tal palhaçada foi direcionada a organização do evento, que não deu a devido atenção ao que é daqui.
Falo isso, pois, o rodeio de Herval já havia sido criticado, porém, por um artista que não é político, ou seja, não havia necessidade de ataca-lo e ainda o rodeio não era da tv, então, deixa falarem mal.
Sei que há interesse de ambos os lados, mas, não sou burro, sei quem é quem neste mundinho que observo de fora, não sou cego, sei que não há união dos artistas gaúchos, sei que falta apoio aos músicos locais que estão começando, sei que não está havendo uma evolução, sei que o MTG só quer saber de dança e tirar dinheiro de CTG, mas, é covardia um repórter conhecido se utilizar um meio de comunicação para defender seu lado e atacar o outro, então, que deem o devido espaço para a cultura e tirem o nome de Rodeio, coloca Festa ou outra coisa.
Nesse mundo que rola dinheiro, cada um quer sua fatia e enquanto isso a cultura vai ficando aqui atras de uma tela de computador de um gaúcho que fica entristecido vendo os que poderiam fazer algo se degladearem nas redes.
Isso só se deu, porque a 20 anos atras sentaram o pau no Tchê Music, onde, surgiu uma nova roupagem da nossa música, e apartir daí alguém do sertanejo fez a mesma coisa e ganhou o Brasil, pensem, se não podassem no passado hoje ao invés de milhares de duplas sertanejas o Brasil estaria tomado de Tchê's. Parabéns a todos os envolvidos com cultura gaúcha no Rio Grande do Sul, vocês estão conseguindo mata-la de vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário