quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

O fenômeno cultural e musical do Sul do Brasil

O sul do Brasil tem as suas peculiaridades regionais como qualquer outra região do país e é claro que culturalmente a música regional ganha destaque. A música tradicionalista já é difundida e conhecida como marca regional do Rio Grande do Sul, porém, muitos fora do Rio Grande do Sul não conhecem as bandas de baile, conhecidas como Bandinhas.

Esse movimento cultural é influenciado pelas bandinhas tradicionais alemãs que foram ganhando modificações ao longo do tempo com a inserção de outros ritmos e culturas e ganharam um denominação própria, o ritmo bailão ou bandinha.

Aqui no RS já temos grandes bandas consagradas que rodam o sul do Brasil levando o mais democrático ritmo de nossa cultura, a bandinha é uma marca característica principalmente nas regiões de influência alemã e italiana mas acabou se espalhando pelo sul do Brasil, principalmente RS e SC e acabou virando uma marca registrada da nossa cultura e que não está escrita em nenhum manual.

Acredito que em 2023 foi o marco divisor para que as bandas do sul ganhassem o reconhecimento que merecem, pois, os hits Perigosa e Linda do Corpo e Alma e Guardanapo do Rainha Musical dominaram as paradas e fizeram frente ao gênero musical mais difundido no Brasil, o sertanejo. A primeira, Perigosa e Linda inclusive está ganhando versoes sertanejas e está sendo tocada no sudeste.

Mas, como afirmamos que foram fenomenos em 2023, tu pode estar pensando: mas este louco só escuta música do sul, só pode tocar sempre essas músicas. Na verdade, esses dados foram medidos nas estações de rádios e mostraram que no RS e SC elas fizeram frente ao sertanejo. A coleta desses dados de se deu através da plataforma Connect Mix analisando apenas o top 15 que indicou o que nas rádios comerciais da região sul, Perigosa e Linda ficou em 13º e nas rádios comunitárias nota-se um grande aumento, mostrando inclusive o gênero tradicionalista com o Fundo da Grota em 3º. Isso também foi verificado, que nas rádio comunitárias os gêneros regionais figuram melhores no ranking. Confira como ficou os rankings:

Região Sul - Rádios Comerciais
13º - Perigosa e Linda/Corpo e Alma

Região Sul - Rádios Comunitárias
3º - Do Fundo da Grota/Baitaca
5º - Perigosa e Linda/Corpo e Alma
7° - Guardanapo/Rainha Musical
13º - Tá Faltando Beijos/Corpo e Alma

Rio Grande do Sul - Rádios Comerciais
4° - Guardanapo/Rainha Musical
5º - Perigosa e Linda/Corpo e Alma

Rio Grande do Sul - Rádios Comunitárias
1° - Guardanapo/Rainha Musical
2º - Perigosa e Linda/Corpo e Alma
3º - Do Fundo da Grota/Baitaca
8º - Tá Faltando Beijos/Corpo e Alma
11° - Gritos de Liberdade/Grupo Rodeio
12º - Rio Azul/Os Atuais

Santa Catarina - Rádios Comerciais
Não figuraram artistas regionais no Top 15, apenas Perigosa e Linda em 37º.

Santa Catarina - Rádios Comunitárias
3º - Do Fundo da Grota/Baitaca
5º - Perigosa e Linda/Corpo e Alma
13º - Tá Faltando Beijos/Corpo e Alma
14° - Guardanapo/Rainha Musical

Vendo este resumo da colocação das músicas regionais, as bandas figuram no top 10 de quase todos os rankings do sul, com exceção das rádios comerciais de SC. Vemos também através do ranking o apelo popular da nossa música, sendo melhores colocadas nas rádios comunitárias.

Y tu daqui do sul por acaso ainda não conhece a nossa música? Se conhece comenta tua preferida? Se não for do sul e quer conhecer deixa nos comentários que indicamos mais bandas para apreciar um baita de uma bailão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário