terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

O Gaúcho Uruguaio

Buenas gauchada, como sabemos há um esforço de entidades para que o gaúcho tenha um perfil e que este perfil seja brasileiro e sabemos que não é verdade, que o gaúcho é uma formação étnica do pampa e transcrevo abaixo um texto da Red Acadêmica Uruguaya, a universidade de la república.
O texto traz a visão dos uruguaios em relação ao gaúcho e cita a fusão das etnias da região do pampa.

O GAÚCHO

O gaúcho é um homem-ginete das Pradarias, não corresponde a um único tipo étnico, é o resultado da miscigenação da região do Rio da Prata, a sua origem está ligada às condições políticas, históricas e econômicas exclusivas de seu ambiente. Pertence igualmente à áreas pastoris da Argentina, sul do Brasil e Uruguai, a área geográfica do gaúcho coincide com uma região natural. Pode-se afirmar com segurança que seu tipo original nasceu na Banda Oriental durante o século XVIII.
A palavra gaúcho vem da palavra quíchua "huachu", que significa órfão ou vagabundo. Os colonizadores espanhóis começaram a longo prazo, a chamá-los de "gaúchos" vagabundos "gauchos". No sul do Brasil usualmente chamado de "Gauderio" ou "gaúcho".

Origem

A praça Montevideo é uma construção exclusivamente militar, projetado para proteger a fazenda contra os avanços dos Portugueses instalados no porto de Colonia. Cercada por muros e fossos, à sombra da artilharia pesada, um regime de quartel governa a vida dos poucos colonos trazidos pela autoridade. A primeira do governo de Buenos Aires foi proibir o comércio de tudo. Isto convém seus interesses. Assim, a nova praça está condenada a uma vida de guarnição, e Buenos Aires continua usufruindo a riqueza pecuária.
O Cabildo de Montevideo, desde o início, em conflito com a arrogância das autoridades militares, em uma carta ao rei, pinta em duas frases o estado social e econômico da praça "a medida que não temos o comércio, ou onde vender os nossos frutos, desfrutar da tranquilidade e interesse desta guarnição presidio nos deixa para eles sobre o bolo que é destinado para o seu apoio, que é feita entre os vizinhos. "
Enquanto isso o contrabando é abundante em todo o país. As partidas de Português e indígenas, para viajar livremente ao país deserto, o pastoreio de gado, couros de pesca e vendê-los em Colônia, nas costas ou fronteiras.
Alguns descendentes de espanhóis e crioulos, se aventuraram no interior implantando estâncias, mas não indo muito longe de Montevidéu. Contrabando é a vida normal da campanha, a forma de comércio que a proibição espanhola le obriga, e para conter e punir a  autoridade de Montevidéu incursiona-se ao interior e estabelece guarnições militares.
Muitos milicianos espanhóis desertam para se juntar aos contrabandistas. Então, eles vão mesclando Espanhol, Português e indígena. Nestas condições, começa a se formar a população rural do Uruguai. A riqueza de gado coloca o país em condições que a natureza oferece o produto em abundância; apenas chegar e agarrá-lo. O trabalho é inútil e o homem vive ocioso e livre, como os ricos da vida civilizada.
A abundância de gado e a ausência de toda a propriedade permite que o morador do Uruguai, no século XVIII, possa viver sem trabalhar. O cavalo dá mobilidade rápida, couro dá mensagem, botas, freios, chapéus, garrafa, cama e habitação. Ele bolea ou laça, carnea uma vaca, leva a melhor peça que é assado na grelha e o resto é deixado abandonado no campo ...
Esta abundância faz com que o fazendeiro hospitaleiro, na cozinha da estância há sempre uma vaca pendurada para que coma quem quiser.
A campanha para o colono é a liberdade, riqueza e aventura como a cidade é a monotonia ea necessidade. Assim é grande o número de espanhóis que abandonam a cidade e se entregam à vida livre.
Mas ao contrário do ócio tropical ... abundância e liberdade nesta região gera hábitos viris, ásperos e sóbrios. Tem que domar cavalos xucros, laçar e bolear o gado, tem que lidar com a faca, precisa aguçar os sentidos e se fazer vaqueano, tem que ser mais esperto e brigar contra a polícia. Pecuária torna o habitante do campo, nativo ou colono, corajoso, lutador ágil forte.
A expulsão dos jesuítas das Missões Orientais, ocorrido em meados do século XVIII, e o êxodo em massa de índios ao sul do país. Aparece a nova população dispersa nos campos e logo muda sua natureza: de mansos agricultores sob a tutela dos Jesuítas, tornam-se corajosos e equestre misturando com Espanhol e Português e tapes ...
Esta mistura de indígenas, Espanhol e Português, na existência livre e brava do território, surge o tipo nacional do gaúcho.

Características

O gaúcho oriental tem características físicas e psicológicas dos pais, em parceria com o ambiente em que nasceu e formou-se. Geralmente é fraco, pálido, de barba, mas há cabelo calvo e reto; e há olhos azuis e pálido, que cobrem toda a gama de miscigenação que vão desde o índio cru ao conquistador Ibero-alemão.
A vida equestre, o consumo de carne, o mau tempo, ventos do Oceano e do Pampa, o cria com corpo magro, forte, ágil e habilidoso. Alguns sustentam cabelo de índio, outros colocar sobre seu cabelo o chapéu, tem o bronze por andar sem camisa, outros são cobertos com camisas ou ponchos; todos usam a bota garrão de potro e Chiripá.
O deserto e as solidão torná-lo mal-humorado e silencioso.
Liberdade e abundância o deixaram orgulhoso, hospitaleiro e leal. A hostilidade permanente à polícia espanhola, e luta com as feras indomáveis, deram coragem, ousadia, e o desprezo pela sua vida e a dos outros ... É costume de morrer sem dor e matar sem remorsos.
Do conquistador recebeu o cavalo e guitarra; do índio, o poncho, o chapéu, o mate e as boleadeiras.
Sua língua é uma mistura de castelhano arcaico do século XVI, com elementos indígenas, que são adicionados mais tarde o Português e africanas; as voltas da linguagem são próprios e é normalmente expressa por imagens. O ditado é a sua maneira típica de resposta.
Seu modo de vida exige uma qualidade primária: coragem. O valor e faz sua adoração suprema e mais vergonha que concebe é ser maula. Desde que não há nenhuma lei em vigor ou juizes, justiça seja feita por sua própria mão ...
Na campanha oriental o gaúcho é geralmente reservado e respeitoso; somente quando bebe algumas bebidas  procura briga. Mas o jogo e as mulheres muitas vezes dão origem a disputas e rivalidades e estas são as causas mais frequentes para duelos...
Outra qualidade que o gaúcho admira muito e dá prestígio é a poesia. Todos gaúcho toca guitarra e canta uma canção; mas payador, cantor espirituoso ou inspirado que anda de pago em pago, com seu violão e se aventura na espada, fazendo rir e chorar as almas ásperas, que ele passa longas horas improvisando coplas ao som de bordoneios no meio de um círculo de atentos espectadores, um aristocrata, festejado por homens, requeridos por mulheres, que são os melhores. Tal é o gaúcho quando ele aparece em cena ...

Fonte (texto original): http://www.rau.edu.uy/uruguay/cultura/gaucho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário