quinta-feira, 20 de setembro de 2012

20 de Setembro - Dia do Gaúcho

Tchê, exatamente há 177 anos atrás o exército farroupilha tomava a capital dispostos a lutar pelos direitos do gaúcho, à quem argumente que a história não é bem assim, que foi um movimento elitizado, que foram movidos por aspectos econômicos e outras versões que tentam deturbar os ideais farroupilhas. Já foi provado que suas intenções eram boas, claro, muitos pecaram e se deixaram levar por propostas tentadoras e acabaram traíndo seus compatriotas, porém, até hoje as pessoas falham.

Deixando de lado as facetas históricas, o que vale é o sentimento do gaúcho reaceso por jovens gaudérios que tomados pelo mais puro sentimento farroupilha e gaúcho, resolveram reafirmar a nossa cultura que estava sendo apagada pelos mesmos mandos e desmando de um império sugador brasileiro, onde reprimia as manifestações culturais gaúchas e somente gaúchas. Foi ai que em 1947, liderados por Paixão Cortes, jovens alunos do Julio de Castilhos acenderam pela primeira vez a chama crioula, e este gesto cruzou o tempo e virou o símbolo máximo de homenagem aos bravos farroupilhas que lutaram pelo idesl de libertade.

A Revolução acabou em 1845, sem que houvesse vitoriosos e vencidos, independente do que muitos falam, o que ocorreu na pacificação foi a afirmação de um pequeno exército de um estado, que se agigantou e vencendo batalhas proclamaram sua independência, lutando por quase dez anos como uma República.

A todos os Gaúchos um recado, se não goste da manifestação cultural que acontece em setembro, não se manifeste, a essa minoria que acha exagero este nosso culto ao tradicionalismo não diga que é babaquice, nem invente de falar mal de nossa patria, pois é em setembro que esta aflorado nosso sentimento farroupilha, que estamos tomados pelo sentimento de separação do império brasil, não diga que nossa pátria é ruim, repito, ao gaúcho que não gosta dessa amor ao Rio grande, que vá embora, pois aqui há vários que não são gaúchos de nascimento e entendem esse nosso comportamento.

Aos que não são gaúchos, antes de nos críticar, tentem nos entender. Aos que entendem, estamos de braços abertos a recebe-los nos festejos, aos que entendem e foram tomados pelo sentimento gaudério, pelearemos um dia contra as injustiça e desigualdade que ronda nosso pago.

20 de Setembro, que esta data sirva de um marco a todos nós, que esta união de setembro não fique restrita apenas aos galpões e ctg's, vamos manter a chama revolucionaria para defender o bem maior, a paz e a indepêndencia do nosso povo, vamos continuar de cabeça erguida, sem se afrouxar e guentar o tirão nessa estrada da lida.

A todos um grande 20 de setembro, e um grande quebra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário