Hoje vivemos em mundo cheio de pré conceitos e preconceitos onde vários grupos de pessoas que tenham certas características acabam por serem taxados pejorativamente ou excluídos de alguma forma. Muitas vezes o racismo é sim a origem deste preconceito e não devemos fugir disso, mas, o desconhecimento cultural, histórico ou a má fé faz com que estereótipos se espalhem por todo o mundo.
Dado este exposto, nos últimos anos estamos vendo uma crescente nos comentários sobre o povo gaúcho, que é racista, preconceituoso e "otras cositas más". Mas, estão se esquecendo que estão se referindo a brasileiros nascidos no Rio Grande do Sul como gaúchos e se estudarmos a fundo, esquecendo os livros didáticos da escola, vamos ver que a pessoa nascida no Rio Grande do Sul deveria ser corretamente chamada de Sul-rio-grandense ou as variantes deste gentílico. Já que a expressão gaúcho somente em 1845 após Revolução Farroupilha, perde o conceito ofensivo e passa a significar homem de bem, digno, bravo, e principalmente patriota.
Antes disso, teve várias variantes dos homens que viviam nas planícies do pampa latino americano, conforme vários historiadores já pesquisaram, temos várias hipóteses para a origem da palavra gaúcho. Dentre todas, uma das mais aceitas são de Augusto Meyer, tendo origem na palavra "huachu" que significa órfão, designaria os filhos de índia com branco português ou espanhol, "registrados nos livros de batismo dos curas missioneiros, simplesmente como filho de fulano com uma china das Missões". A segunda hipótese, indica que os colonizadores espanhóis, agricultores das ilhas Canárias que povoaram Montevidéu, ao chegarem na região chamavam os habitantes locais de guanches ou guanchos, depois mudaram o termo, passando a se referir aos órfãos como "guachos" e aos vagabundos como "gaúchos".
Nessa primeira análise, vemos que em nenhum momento o Brasil entra na história, já que é uma colonização portuguesa e nessa época os campos citados pertenciam a Espanha, sendo o povo que habitava no pampa em sua maioria eram indígenas.
Também, podemos afirmar conforme estudos que os gaúchos tem sua origem nos charruas que viviam de contrabando e roubo nas fronteiras do RS, Uruguai e Argentina, e seuu primeiro registro foi em Santa Fé em 1617 e historicamente um poder central vem tentando surrupiar para a cultura brasileira o jeito de viver do gaúcho e devido o fato do MTG (movimento tradicionalista gaúcho) tentar esconder que a cultura do gaúcho vem da cultura indígena, que precisou se forjar forte por viver em uma terra de ninguém a mercê das intemperes e lutar bravamente contra a invasão portuguesa e espanhola então estamos aqui para trazer ao restante da população brasileira a verdade origem do gaúcho.
O abrasileiramento que o MTG prega e a romantização de nossa cultura é extremamente prejudicial para o gaúcho de fato, o que tem seus costume trazidos pelos índios, como o chimarrão, chiripá e até mesmo o churrasco no fogo de chão. O português colonizador do Brasil só conseguir marcar território cultural em cidades como Porto Alegre e Pelotas, e não tem como apagar as influências castelhanas do povo pampeano no dialeto e expressões gaúchas, já que o espanhol foi o colonizador do pampa.
Trato todo esse relato histórico bem resumido para mostrar as injustiças que estão sendo cometidas ao rotularem o povo gaúcho como racista e preconceituoso, visto que nós gaúchos de fato e de origem, não temos nenhuma ligação com a origem europeia (com exceção Portugal e Espanha pela invasão do pampa) do povo sul-rio-grandense, mesmo, sendo de nascimento.
Ao povo do sudeste, norte e nordeste, como defensores da verdadeira cultura gaúcha, a cultura do pampa, pedimos que ao expressarem sua repulsão ao povo sulista, evitem usar o termo "GAÚCHO" e sim sul-rio-grandense, pois, um povo que tem suas origens em pobre largados em uma terra sem ninguém, ladrões de gado, caçadores de gado, índios e contrabandista não pode receber o rótulo de racista. Nosso histórico aqui no blog é sempre lutar pela identidade regional seja de onde for, por que antes de sermos do mundo termo que ser regional.
Convido a todos e todas a fazerem uma imersão na cultura gaúcho fora da capital, longe do MTG, nas regiões não colonizadas por alemães, italianos, poloneses e outras. Convido a fazerem visitas na região da campanha e missões e ver que a cultura gaúcha é mais do que aparece na tv ou que um indivíduo com traje típico fala. Para entender bem a origem indígena do gaúcho o artigo neste link mostra bem de fato como foi. Também temos um post que foi publicado no Uruguai, acesse aqui.
Fica aqui o agradecimento e o pedido para aceitar o que é verdade, não adianta atacar que será apenas validado o que aqui foi escrito, que todos busquem informações sobre suas origens e vão ver que estão sendo enganados.
Conheça o livro Martin Fierro que fala deste gaúcho verdadeiro do pampa sulamericano
Nenhum comentário:
Postar um comentário