sexta-feira, 17 de julho de 2020

Futebol do Interior - O mais antigo em atividade S. C. Rio Grande

    Como nossa pauta é saudar o regional, lugares, viagens e tradições, resolvemos falar do futebol e com foco no regional, o futebol do interior e raiz que também é cultura e vale a pena conhecer estes recantos épicos para quem gosta do esporte, você viajante que anda por aí, visite os estádios raiz e mande seus registro para nós.
    Hoje como inicio oficial do assunto futebol no blog, vamos começar pelo mais antigo em atividade, o Sport Club Rio Grande, o vovô da zona sul, que completa 120 anos agora dia 19. Antes de mostrar os dados e o texto que trás a história do clube, devemos salientar a riqueza do site do clube, onde temos acessos a diversas fotos antigas, do estádios e de times que marcaram época com a camisa tricolor. Acesse AQUI

Ficha do clube:
Sport Club Rio Grande
Rio Grande - RS
Mascote: Vovô
Fundação: 19/07/1900
Estádio: Arthur Lawson (5000 lugares), inaugurado 31/08/1985
Títulos:
Campeonato Gaúcho: 1936
Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso: 1962
Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão - Série B: 2014
Taça Centenário da Independência: 1922
Campeão do Interior: 1936 / 1941
Torneio da Morte do Campeonato Gaúcho: 1962
Campeonatos Citadinos: 1914 / 1919 / 1922 / 1923 / 1926 / 1934 / 1936 / 1941 / 1942 / 1944 / 1949 / 1951 / 1961 / 1962 / 1964 / 1965 / 2001

Atual Mascote do Sport Club Rio Grande, o 'Vovô do Futebol brasileiro'

Mascote oficial
LOGO SCRG - NOVO 03 - PNG.png
Escudo do clube


    E como homenagem, segue abaixo a história do clube, texto retirado do site do clube


    "Os primeiros movimentos que redundaram na fundação do clube, começam no final do século retrassado o Brasil tinha onze anos de república e seus portos se agitavam em comércio intenso com o exterior. A cidade de Rio Grande , berço da civilização Rio Grandense , estrategicamente situada no extremo meridional do Estado do Rio Grande do Sul , era enebrida por intensa atividade portuária e fabril. Falava-se em pé de igualdade, o Alemão , o Francês e o Inglês com a Língua Portuguesa. A Sociedade local, era cosmopolita e isto influência as artes, as letras e a cultura em modo geral. As maiores companhias teatrais da época, tinham passagem obrigatória em Rio Grande, oriundas do velho continente. Os clubes fechados , reuniam os nacionais de cada país. Surgiram clubes Alemães , Ingleses, como os tradicionais Clube do Comércio e Clube de Regatas Rio Grande.
    O "Sport" na Europa surgiria numa modalidade viril que vinha se tornando o encanto da juventude . Era o "Foot Ball" , disputa que exigia muita coragem dos competidores. A noticia chegou rápida, e nesse ambiente , um grupo de jovens de 20 a 25 anos, resolveram se reunir para organizar um Clube esportivo que viesse a difundir no solo Pátrio , a atraente modalidade. Foi quando o jovem alemão JOHANNES CHRISTIAN MORITZ MINNEMANN nascido em Hamburgo em 17 de julho de 1875, reuniu alemães , ingleses, portugueses e brasileiros, com o fito de fundar um Clube , nos escritórios da extinta firma THONSEN & Cia. , JOHANES MINNEMANN , além de fundador, foi orador , secretário, guarda esportes e atleta, e conseguiu projetar e realizar a fundação do SPORT CLUB RIO GRANDE. Ele estava a pouco tempo no Brasil e ainda dominava muito mal o vernáculo. Como secretário do grupo fundador, ajudou a redigir os documentos iniciais no mais puro alemão. Razão pela qual os registros da fundação do Clube estão escritos neste idioma , em caracteres góticos. O entusiasmo de Minnemman era contagiante.
    Assim programada a reunião inicial marcada para o dia 14 de Julho de 1900 , sábado , com inicio as 20:30 h, sendo escolhido o local da "Casa dos Atiradores" também conhecido pelo nome germânico de "Tiro Alemão". A convocação era também para um "match" , que seria realizada na mesma manhã , entre ás 9:00 e 10:30 h , com a participação das equipes A e B. Prova-se assim, com este documento oficial , que já se praticava o esporte bretão , nos campos da cidade do Rio Grande. Porém não foi ainda no dia 14 de Julho de 1900, a lavratura da ata de fundação. Foi marcada então nova data . Seria uma terça-feira , dia 17 de julho, na sede do Clube Germânia, no prédio situado a rua Benjamim Constant esquina Conde de Porto Alegre, atualmente mais recentemente conhecida como 'Sociedade Cruzeiro do Sul' , alteração sofrida em 1952, ao reabrir suas portas, fechadas com a eclosão da II Guerra Mundial em 1943 . O Clube Germânia, fundado em 1863, era á época , uma sociedade chamada fechada , privada a alta sociedade Alemã e aos seus familiares .
    Assim na noite de 17 de Julho de 1900 , houve um protesto de um dos associados, que não concordava com a concessão da Sede para realização de uma reunião que também congregava elementos de outras raças. Foi preciso um esforço intenso dos interessados de nacionalidade alemã para a realização da reunião no sentido de contornar o impasse, sendo finalmente a mesma sido realizada na quinta-feira, 19 DE JULHO DE 1900, no referido Clube Germânia, quando foi fundado o Sport Club Rio Grande. Dessa reunião existe até hoje o texto do discurso pronunciado por Johannes Minnemann, em língua alemã. Estavam presentes à reunião, os cidadãos de diversas nacionalidades, que assinaram a Ata de Fundação:
R. Schwamerkurg - R. Kladt - R. Dietiker - S. W. Robinson - M. E. Castro - R. Bernitt - O. Bernitt - N. Benz - E. Kunz - C. Nieckels - F. Reimar - H. Volkers - G. Kladt - M. Bornhorst - E. Lohmann - J.C.M. Minnermann - Walter Gerdau - Boje Schmidt - Arthur Cecil Lawson - William R. Ashlin - Henrique Buhle - O. Bernitt
    Johannes Minnemann provocou reuniões, entrou em campo mostrando que conhecia o futebol e suas regras já estabelecidas, de forma embrionária na Europa. Chamou a si a responsabilidade de expedir convites de "Matches" esportivos ou para Assembléias Gerais.
  Na noite da fundação pronunciou um brilhante discurso que foi ovancionado pelos presentes e quando ouviu as exclamações de apoio dos companheiros, visionou um futuro longo e feliz para o Clube que estavam fundando. Assim podemos destacar Johannes Minnemann como líder fundador do SPORT CLUB RIO GRANDE e seu organizador. Sua vida aqui, na Alemanha e em Portugal, sempre foi dedicada ao esporte em geral. Sua atividade profissional nunca sofreu prejuízos por esta predileção. Minnemmann casou-se na cidade de Rio Grande, com a professora Adélia Marques e teve dois filhos nascido no Brasil. Quando deixou o País forçado por suas atividades profissionais, já era testemunha do crescimento do futebol entre nós.
    Arthur Cecil Lawson foi um dos precursores da fundação do Sport Club Rio Grande, cuja família até hoje continua vivendo o clube, através de seus descendentes. Nasceu na cidade do Rio Grande em 12 de fevereiro de 1880. Era filho do comerciante inglês George Wilcox Lawson e da Dona Gertrudes Araujo Lawson, esta filha do Barão de São José do Norte. Aos 12 anos é enviado para Inglaterra com o propósito de completar seus estudos. Na Europa tomou gosto pelo futebol e se tornou um hábil goleiro.     No início de 1900 Arthur Lawson voltou para Rio Grande com um diploma de Engenharia Civil, farto material esportivo e o desejo de implantar o futebol em sua terra natal. Teve como seu primeiro aliado nessa empreitada seu amigo de infância Henrique Buhle. Logo os dois se deram conta que a idéia de fundar um Clube de futebol somente daria frutos se contasse com o apoio da colônia alemã residente na cidade do Rio Grande.
    Rudolf Dieticker, foi eleito o primeiro presidente do Sport Club Rio Grande e a Arthur Lawson eventualmente coube o cargo de Guarda-esporte, que hoje seria o de Diretor Esportivo. Também era goleiro e capitão da equipe de futebol.
    Com a ajuda dos companheiros, Arthur Lawson implementou um plano de excursionar pelo Estado fazendo exibições de futebol com intuito de incentivar a criação de novos Clubes. De 1902 a 1903, vê-se uma série de hoje lendárias excursões que levaram o time de futebol do Sport Club Rio Grande a Pelotas, Bagé e Porto Alegre. Estas apresentações deram origem a diversos Clubes, dentre eles o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.
    Foi nessa época que Arthur Lawson propôs que o Clube adotasse como suas cores, as do Pavilhão Rio-grandense (verde, vermelho e amarelo) por ser o Primeiro Clube de futebol do Rio Grande do Sul. Com o propósito de dotar o Clube da estrutura necessária à prática esportiva, participou da construção de um dos primeiros Estádios de futebol do Brasil, o antigo Estádio das Oliveiras, erguido do cemitério católico de Rio Grande. Este campo foi reduto do S.C. Rio Grande durante mais de 75 anos. Para garantir a formação das futuras gerações de futebolistas, criou em 1906 a primeira escolinha de futebol de que se tem notícias em terras gaúchas, chamando seus meninos de "filhotes".
    Johannes Minnemann já havia retornado para Europa, quando em 1908 muitos dos sócios alemães, descontentes com a entrada crescente de brasileiros ao Quadro Social, resolveram pedir demissão. Eles mais tarde fundariam o Football Club Rio-Grandense. Nesse mesmo ano Arthur Lawson é eleito presidente do Clube. Ficaria 10 anos no cargo. Medidas enérgicas são tomadas para superar a crise provocada pela saída de boa parte dos sócios de nacionalidade alemã.
    Junto ao campo de futebol são construídas quadras de tênis e pista de patinação para proporcionar lazer aos associados. É criado o "Chá Tênis" para atrair as damas da sociedade e o número de sócios cresce. O Rio Grande passa a convidar equipes estrangeiras de destaque para jogarem em seu campo. Recebe as visitas do "Estudiantes de Buenos Aires" (1909) e da "Seleção Uruguaia" (1911). Arthur Lawson resolve trocar o distintivo clubístico em forma de escudo para adotar um em forma de bola que perdura até os dias de hoje. Superada a crise, Arthur Lawson começa a perseguir seu grande sonho, que é a criação de uma entidade que congregasse todos os Clubes de futebol do Estado com a finalidade de organizar campeonatos e zelar pelo desenvolvimento do esporte.
  Durante anos conversou com dirigentes e desportistas para que o projeto de um órgão diretivo ganhasse adeptos. Em 1918 se realizou este sonho com a fundação da Liga Rio-grandense de Futebol hoje Federação Gaúcha de Futebol. O primeiro campeonato seria jogado em 1919. Após deixar a presidência, Arthur Lawson manteve-se na ativa exercendo cargos da Diretoria e no Conselho Deliberativo. Uma das maiores alegrias da sua vida foi ver o Clube que ajudara a fundar conquistar o Campeonato Gaúcho de 1936. Morreu na cidade de Porto Alegre em 1946, aos 66 anos. Felizmente, não foi esquecido pela sua cidade natal. Seu nome foi dado ao Estádio do Sport Club Rio Grande e a uma rua no local onde em tempos longínquos ele participara dos primeiros jogos de futebol do Rio Grande do Sul.
    Em 12 de julho de 1901, foi realizado uma Assembléia Geral, ficando na ocasião estabelecido, que as cores do clube seriam as mesmas da Bandeira Rio-grandense: verde, vermelho e amarelo. Diga-se de passagem, que a história do futebol está intimamente a pessoa de Charles Miller, nascido em São Paulo, em 24 de Outubro de 1874. Estudou no Reino Unido, retornando ao Brasil em 18 de Fevereiro de 1894. Foi neste ano que introduziu a prática do futebol no seu clube, São Paulo ATHLETIC CLUB, que tinha como principal atração o "Cricket".

Os pioneiros do futebol nacional - que em breve estarão no nosso blog

1894 - São Paulo Athletic Club - São Paulo (Clube de "cricket" onde CHARLES MILLER, um de seus sócios, introduziu o futebol no Estado de São Paulo. O Clube fechou o futebol no início do século, voltando às atividades sociais e esportivas, para as quais foi fundado).
1898 - A.A. Mackenzie College - São Paulo (departamento de futebol extinto).
1899 - Sport Club Internacional - São Paulo (extinto).
1899 - S.C. Germânia - São Paulo (departamento de futebol extinto).
1900 - Sport Club Rio Grande - Rio Grande/RS (Clube de Futebol Mais Antigo em Atividade inimterrupta, fundado em 19/07/1900).
1900 - Associação Atlética Ponte Preta - Campinas/SP (fundado em 11/08/1900).
1902 - 14 de Julho - Santana do Livramento/RS (fundado em 14/07/1902).
1902 - Fluminense Foot Ball Club - Rio Janeiro/RJ (fundado em 21/07/1900).
1903 - Esporte Clube Vitória - Salvador/BA (fundado em 13/09/1903).
1903 - Grêmio Foot Ball Porto Alegrense - Porto Alegre/RS (fundado em 15/09/1903).

    Curiosamente dos Precursores, restaram como Mais Antigo, o nosso SPORT CLUB RIO GRANDE de 19/07/1900 e como segundo mais antigo a Ponte Preta, fundada em Agosto do mesmo ano. Os demais foram tragados pelo tempo ou retornaram a suas atividades esportivas iniciais, embora tenham sido fundados anteriormente.

Os 10 Clubes de futebol 'Mais Antigos' do Brasil.

    A primeira partida contra equipes externas, foi no ano da fundação, contra os marinheiros do navio inglês "NYMPH" que visitava a cidade. Terminou em empate de 2 a 2 . Na época, o SPORT CLUB RIO GRANDE, possuía duas equipes, "A" e "B".

* TIME "A": Artur Lawson, Barthgen, A. Kladt, Schimidt, Bonhorst, Buhle, Poock, Trail, Robinson, Minnemmann e Legeren

* TIME "B": G. Kladt, R. Bernitt, Stewart, Benz, Dietiker, R. Kladt, Gerdau, Darlsy, Volckers, Ernst e Castro.
    A partir daí, passou a fazer diversas apresentações pelo estado do Rio Grande do Sul. Em 1901 lançou o futebol em Pelotas/RS, 1903 em Porto Alegre, em festividade memorável para os porto-alegrenses. Em 1906 foi fazer a sua demonstração na cidade de Bagé/RS. Foi ainda o primeiro clube brasileiro, a realizar uma partida internacional, em 1910 contra o Clube Atlético Estudiantes, da Argentina e em 1911 contra a Seleção Uruguaia. Em 1912 contra o "scratch" Paulista. Em 1919, contra a Seleção Argentina.

ALGUNS FATOS E ACONTECIMENTOS MARCANTES NA HISTÓRIA:
    Em 1900: No mesmo ano em que foi fundado, o Sport Clube Rio Grande fez seu primeiro jogo oficial. No dia 7 de Outubro de 1900, os "Scratch" A e B do Clube se enfrentaram em um campo, localizado atrás do cemitério católico.
    Em 1904: o Sport Club Rio Grande adquiriu o seu campo no Boulevard Buarque de Macedo. Este campo foi comprado pela importância de Cr$ 1.200,00 (mil e duzentos). Até então, as partidas eram disputadas no local onde existiam as oficinas da Viação Férrea, na cidade marítima.
    Em 23 de Outubro de 1968, o Interventor federal Gen. Armando Cattani, por Lei Orgânica 1979 art. 62, denomina "VETERANO S. C. RIO GRANDE", travessa da vila São Paulo e o considera de utilidade pública.
    Em 22 de julho de 1975, o Almirante Heleno Nunes enviou o Ofício nº PRE(SAD) 7111, confirmado pelo Ofício PRE(SAD) 7281, com o seguinte teor: "Em adiantamento ao nosso Ofício 7111 de 22 do corrente, informamos V.S. ter sido anotado, nos registros da Confederação Brasileira de Desportos, que o Sport Club Rio Grande é o clube de futebol mais antigo do Brasil.
    Por outro lado, comunicamos que foram arquivados todos os documentos enviados por V.S. comprovando o fato."
    Em 28 de Julho de 1975, a Extinta Confederação Brasileira de Desportos (CBD), sucedida pela atual CBF, envia Oficio Pré (SAD) nº 7281, informando que o clube foi anotado como clube de futebol MAIS ANTIGO DO BRASIL, assinado pelo Pres. Heleno de Barros Nunes e Pres. Do S. C. Rio Grande Jorge Numa.
    Oficio Pré (SAD) nº 7281 - Emitido pela Confederação Brasileira de Desportos CBD
    Em 1976 : Lei 7022 de 10 de Novembro, por iniciativa do então Deputado Estadual Adolpho Pugina, considerando o Dia 19 de Julho, o "Dia do Futebol Gaúcho". O citado projeto foi assinado pelo presidente da Assembléia Legislativa Deputado João Carlos Castal.
    Em 1978 : Aquisição da gleba de 25 ha. 3750 metros quadrados, situada na Vieira, seis quilômetros da cidade, onde hoje está implantado o Centro Esportivo Dênis W. Lawson. A referida compra foi viabilizada, através de empréstimo junto a Caixa Econômica Federal, resgatado totalmente em Maio de 1979.
    Em 24 de Setembro de 1992, é criada a Fundação Sócio Cultural Esportiva do Rio Grande - FUNSERG a qual a partir desta data fica responsável por todo patrimônio do SCRG incluindo principalmente os imóveis da Av. Itália e Gal. Bacelar e prédio da Sociedade Germânia, esta última por razões históricas.
    Em 2000, como homenagem ao centenário do Clube, o Sport Club Rio Grande foi convidado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para participar da 1ª Divisão Gaúcha, do ano 2000. Esse campeonato recebeu o nome de “Copa Sport Club Rio Grande – Um Século de Futebol”. Jogou a 1ª Fase no Grupo 1, junto com Esportivo, Caxias, São José-POA, Veranópolis, Pelotas e Inter-SM. Acabou na 5º colocação, com 12 pontos em 12 jogos. Pela campanha, não seria rebaixado, mas voltou para Segunda Divisão por ter sido apenas convidado. Naquele mesmo ano, acabou também jogando a Segunda Divisão (pois essa começou meses depois). Além do convite para disputar o Gauchão, o Vovô Rio Grande realizou um jogo festivo para comemorar os '100 Anos', recebendo no Estádio Colosso do Trevo (Estádio do coirmão Football Club Rio-Grandense) o Fluminense Football Club, do Rio de Janeiro. O embate entre tricolores acabou em vitória do "scratch" carioca, por 1 a 0 .
    Em 2000: O Memorial Johannes Christian Moritz Minnemann surgiu no mesmo ano do centenário do Clube. Foi idealizado por Helena Portella, conselheira do Clube, e de lá para cá vem trabalhando incessantemente na preservação do material histórico encontrado. Dentre esse material, destaca-se o acervo de fotos, com datas desde 1900, bem como documentos, jornais, flâmulas, taças, entre outros.Os documentos encontram-se em fase de organização e recuperação, e podem ser conferidos por quem visita o espaço do Memorial. No Memorial do clube, têm-se catalogados, um pouco da história do esporte mais popular do País: 3700 registros de jornais; 1700 documentos históricos; 1230 fotos; 270 taças e troféus; 51 fitas de vídeo; 48 placas; 4 bolas; 15 medalhas; 47 flâmulas e 24 diplomas.
    Em 2009: Foi criado o atual e oficial mascote do Clube 'Mais Antigo' do futebol brasileiro, pelo talentoso chargista e jornalista ilustrador Lorde Lobo, adepto torcedor do Vovô, natural da cidade do Rio Grande/RS, onde mora até hoje.
    Em 16 de Agosto de 2009, foi inaugurado o Sistema de Iluminação do Estádio Arthur Lawson, acontecimento histórico que fazia parte da Programação de Festividades em comemoração aos '109 Anos' de fundação do Sport Club Rio Grande, ato de relevante importância na História do Clube, feito que coroou as competentes gestões, de 2007/2008 e 2009/2010, pela Direção do Clube, no então mandato do Presidente Alexandre Lindenmeyer. Na mesma data, após grandioso Ato Cerimonial, foi disputada a partida inaugural do Sistema de Iluminação, jogo que marcou a estréia do Veterano Rio Grande na Copa Arthur Dallegrave, competição oficial organizada pela Federação Gaúcha de Futebol, realizada no segundo semestre da temporada, o adversário foi o Sport Club Internacional, que em partida movimentada e muito disputada, contando com maciça presença de adeptos torcedores do tricolor Veterano, terminou em vitória de um a zero, a favor do visitante.
    Em 11 de Janeiro de 2011, data que marcou a colocação do primeiro bloco da construção da nova arquibancada do Estádio Arthur Lawson, construída com o formato de uma ferradura, a nova arquibancada acrescentou mais 1.800 (mil e oitocentos) lugares no Estádio, que são utilizados e divididos, entre os torcedores visitantes e os adeptos tricolores. Também foi construída a tela de proteção em toda extensão da arquibancada, com a distância normatizada e exigida pelo Corpo de Bombeiros. Ao todo são 7 (sete) módulos de arquibancada, com 6 (seis) degraus, totalizando 120 metros de comprimento. A obra apresentou o custo total de R$ 125 mil (cento e vinte cinco mil) e está localizada de fundos para o condomínio Waldemar Duarte. Obra concretizada na gestão do então Presidente Luiz França.
    Em 2014: O Sport Club Rio Grande garantiu uma marca histórica no futebol gaúcho, com o título da Série B do Gauchão e é, juntamente com o Guarany Futebol Clube, da cidade de Bagé/RS, um dos únicos clubes do Rio Grande do Sul a conquistar o título de todas as Divisões estaduais, triunfando na Primeira Divisão em 1936, a Segunda Divisão em 1962 e a Terceira Divisão em 2014.

    Atletas Riograndinos destaques que passaram pelo Clube:
Fruto : Atleta símbolo do Clube.
Scala e Neca - Ambos integrantes da Seleção Brasileira.
Alcindo Martha de Freitas (O Alcindo) -  Seleção Brasileira / 66.
Toquinho, oriundo das categorias inferiores, brilhou no futebol paulista, Portuguesa de Desportos.

    Personalidades Riograndinas ilustres ligadas ao Clube:

Renato Marsiglia, árbitro brasileiro da FIFA, atualmente atua como comunicador esportivo. Apitou o mundial de 1994, nascido na cidade do Rio Grande/RS, adepto e associado do Clube.

Jaime Copstein - Atuou como Jornalista da Rádio Gaúcha/POA."

Fonte: texto e imagens no site do clube - https://www.scriogrande.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário