domingo, 6 de março de 2011

Uma breve charla - O Gaúcho

Muita gente vem de fora e não sabe muita coisa e respeito do RS, acha que vai chegar aqui e encontrar aqueles Xirús bombachudos com um bigodão, mas, todos sabem que o Gaúcho não é só aquele de bota e bombacha.

Tem o Gaúcho executivo do terno e da gravata que ajuda a mover a engrenagem da econômia mundial, tem o músico dos mais diversos gêneros, tem o Gaúcho torcedor, o admirador da cultura, mas, que não se sente bem dentro de uma pilcha, tem o italiano, o alemão e outras descendências. Nós Gaúchos somos como qualquer outro povo, com muita diversidade.

Mas, há uma coisa que diferencia o Gaúcho, é o amor pela querência, o orgulho de encher o peito e dizer eu sou gaúcho, ser Gaúcho, é ir no estádio em outro estado e causar pavor só porque cantou o seu hino, ao invés do hino brasileiro, pára tchê, nós somos Gaúchos se nós não defendermos este chão quem vai fazer isso por nós? Ser Gaúcho é começar um festival de música (planeta atlântida) e a primeira coisa é entoar o hino Riograndense com quase 50 mil vozes cantando o nosso maior símbolo. Sendo que é um festival jovem e de muitas "tribos" como falam a gurizada.

Ser Gaúcho é todos os dias ter que explicar que aqui não existe preconceito quando se fala que é o melhor lugar do mundo, falamos isso como se falássemos da nossa casa.

É claro, que nem tudo são flores, temos nossos problemas e não são poucos, tudo o que tem por aí, tem aqui e precisamos ser Gaúcho nessas horas também, e encarar o fato que temos que mudar, como fizeram nossos heróis farroupilhas de 35, não podemos se acomodar.

Para finalizar, ser Gaúcho é tudo isso e mais um pouco, e por causa disso, temos Gaúchos que não nasceram no Rio Grande, mas, são por opção e identificação, como tem gente que não é Gaúcho e nasceu aqui. Enfim, o Gaúcho é um povo forte e aguerrido, generoso e receptivo. Conheça nossa cultura mais a fundo, vale a pena ver o que o RS tem de melhor.

Te aprochega vivente

Nenhum comentário:

Postar um comentário