terça-feira, 8 de julho de 2025

15 anos de Entrevero Xucro

No dia 29 de junho completamos 15 anos de blog, desde a primeira postagem. Nesse período passamos um tempo sem publicar conteúdo relevante e hoje temos o objetivo de sempre colaborar para que o leitor possa conhecer um pouquinho a mais da nossa cultura e história.

Sempre fui muito enfático quanto ao meu posicionamento de liberdade, estados livres para decidir seus rumos, inclusive sendo a favor da secessão total da república que não deu certo, que está nas mãos de Brasília. 

Ultimamente abandonamos o viés político e ideológico por ver que, por enquanto não conseguimos pregar um ideal libertário, nosso povo latino-americano que fala português está apegado à figuras mitológicas e estão esquecendo suas verdadeiras origens. Enquanto na base da pirâmide brigamos, lá em cima aumenta-se o privilégio de poucos políticos, alivia-se a fortuna dos ricos e pune o pobre e a classe média com migalhas. 

Não faço mais discurso político por que será em vão, apenas, traremos nossa verdadeira cultura gaúcha e as vezes outras culturas regionais que merecem destaques, pois, aqui valorizamos outras culturas e principalmente respeitamos. Independente de viés separatista ou não, os outros estados são parceiros e também são explorados eleitoralmente e financeiramente.  

Nossa cultura está sendo oprimida por uma normatização alienada que sempre tenta nos encaixar como povo em um lugar comum a poucos que se acham donos da verdade e se sentem no direito de querer combater quem pensa diferente. Não sou contra o Brasil, só não me encaixo nesse país dividido, se for para dividir, vamos dividir e dar autonomia aos estados,  que são entes explorados, vamos dividir os conhecimentos regionais dos povos que são ricos na diversidade de um país continental. 

Aqui vamos mostrar a cultura,  costumes e lugares do Rio Grande do Sul, nossas origens e por que somos o que somosna esperança que nosso povo que perdeu a identidade gaúcha volte um dia ser gaúcho, assim como eu, sem apego a dogma verde e amarelo e tentando manter viva a cultura gaúcha pampeana que forjou este povo que está se perdendo para o comum.

Continue com a gente, compartilhe nossas ideias, nossa cultura e abra tua mente para o Pampa latino-americano. 

Confira nosso livro de poesia AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário