sábado, 23 de junho de 2012

A importância de nossas origens

No último dia 20/06, foi comemorado em Caxias do Sul seu aniversário de fundação, onde a cidade completa 122 anos de emancipação política. Nesse mesmo período a cidade comemora a chegada do trem e a chegada do imigrante italiano, e baseado  nesses fatos, é que defendo a idéia da identidade do povo Gaúcho, que não se trata apenas de vestir bota e bombacha, e sim, cultivar as tradições na sua origem e de acordo com sua localização e colonização. Utilizo Caxias do Sul, como referência, pois, há mais de 8 anos convivo com os costumes e o cotidiano desta cidade, que apesar de ser a 2ª maior do RS traz uma essência de interior.

O que isso tem haver com a identidade Gaúcha? Com a tradição do RS? Então vamos aos fatos. Caxias do Sul é a cidade com maior números de CTG's no estado, tem dois grandes rodeios ( o de Caxias e o do CTG Campo dos Bugres), tem uma Semana Farroupilha grandiosa, que sem exagero, podemos comparar com o Acampamento Farroupilha de POA e ainda grandes bailes e eventos ligado a tradição gaúcha. Nisso tudo nós que chegamos de fora, achamos no mínimo estranho, como pode uma cidade italiana na sua origem, que preserva com tanto orgulho suas tradições do imigrante, ser tradicionalista desse modo?

É ai que eu quero chegar, isso retrata exatamente o RS, onde cidades seja onde for, sul, centro, serra e outras, conseguem trazer de mãos dadas sua história de colonização e de seu estado. O Rio Grande é assim, o gaúcho traz consigo o orgulho de suas origens, seja ela, do imigrante ou de seu estado, o Gaúcho concilia a evolução do presente e futuro com o seu passado glorioso, de lutas e batalhas travadas contra o inimigo que não reconhecia sua grandeza, seu passado de luta pela dignidade de um povo querendo mostrar seu valor, que é igual a todo mundo, como é o caso dos imigrantes, que na sua chegada foram vistos com olhares desconfiados. No presente é a luta constante para conquistar seu espaço com igualdade, manter preservada a nossa identidade, é nós gaúchos travando batalhas diárias contra inimigos que nos assolam diaríamente, seja, no dia dia do trabalho, do lazer, enfim, no nosso cotidiano.

Ser Gaúcho é isso, é manter com respeito os costumes de suas origens, seja, italiana, alemã, castelhana, da franteira, podemos evoluir sem esquecer o passado, conviver com tecnologias de jogos e máquinas sem deixar de lado as brincadeiras de criança, o carteado em família. Nós que vivemos uma pontinha desse passado, temos a obrigação passar a nossos filhos, vizinhos e conhecidos a importancias de tudo isso.

Que Caxias do Sul, consiga manter constante sua evolução tecnológica e sua preservação do passado, juntamente com outras cidades que fazem exatamente isso, vislumbrar um futuro sem desrespeitar o passado, faremos que, em nossos bairros, cidade, empresas, aumente a consciência da preservação de costumes, para nosso mundo não se trasformar em uma terra sem dono, sem identidade.

Seremos sempre fronteriço, caxienses, não importa de onde, sempre seremos o que somos na origem, o que foi traçados pelos nossos antepassados, sendo Gaúcho ou não, respeite o passado, mas não esqueçam de evoluir, como diz nosso hino, "povo que não tem virtude, acaba por ser escravo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário