segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Origem e significado dos nomes das cidades do RS

Sempre tive a curiosidade de saber a origem do nome das cidades e resolvi começar a estudar o assunto e como sempre começando pelas origem seguindo a valorização da regionalidade. Primeira cidade é Pinheiro Machado minha origem e depois Pelotas onde comecei minha formação acadêmica.

Pinheiro Machado - O município de Cacimbinhas teve seu nome mudado para Pinheiro Machado no governo do Intendente Provisório Dr.Ney Lima Costa quando o Senador José Gomes Pinheiro Machado foi assassinado no Rio de Janeiro, por Francisco Manso de Paiva Coimbra, que era um morador da região de Cacimbinhas. A mudança não foi aceita pela população, que se rebelou contra o Intendente que teve que deixar a cidade.

Pelotas - O nome do município, “Pelotas”, teve origem no nome das embarcações de varas de corticeira forradas de couro, usadas para a travessia dos rios na época das charqueadas. A travessia do arroio com estas embarcações deram origem ao nome do arroio e depois da cidade pela importância do arroio no crescimento da cidade ao seu redor.

Caxias do Sul - Conforme relato oficial é uma homenagem a Duque de Caxias, intitulada como Colônia Caxias pela Inspetoria Especial de Terras e Colonização da Província do Rio Grande do Sul e somente em posteriormente foi inserida sua posição geográfica em seu nome, o sul.

Porto Alegre -  Antes Porto do Dornelas, Porto de Viamão e Porto dos Casais, não tem significado específico, apenas muitas versões. Uma delas é baseada na alegria do povo que vivia na época na região, outros que tem origem em uma série de nomes de localidades portugueses que remetem a Porto Alegre (Santana de Porto Alegre, na Ilha Terceira. Portalegre, no Alto Alentejo).

Barra do Ribeiro - O nome do município deriva da sua localização geográfica, caracterizada pelo encontro do Arroio Ribeiro com o Lago Guaíba.

Camaquã - Vem de Icabaquã e na língua tupi-guarani I significa rio, água e Cabaquã quer dizer velocidade, correnteza. Então podemos concluir que o nome do município vem do rio Camaquã que passa na cidade.

Cristal - Surgiu dentro da área da "Estância do Cristal", propriedade histórica da família Bento Gonçalves da Silva, o herói Farroupilha que viveu nesta época durante 40 anos.

Farroupilha - O nome é em homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, que seria comemorado no ano seguinte, 1935. A palavra farroupilha poderia originar não só de "farrapo" que significa "pano velho", "tecido gasto"; mas também de "farroupo", um porco pequeno, com menos de um ano, marrãozinho.

Flores da Cunha - Tem esse nome numa homenagem ao ex-governador do estado, José Antônio Flores da Cunha, que havia prometido construir uma estrada férrea ligando o município ao resto do estado.´

Guaíba - Foi batizada com o mesmo nome do lago que a margeia, a palavra Guaíba é de origem tupi, gua-ybe e tem o sentido de "baía de todas as águas".

Piratini - (denominação primitiva) na língua tupi-guarani significa "peixe barulhento", Chegaram 48 casais de açorianos na condição de ali residirem e trabalharem no local denominado "Capão do Piratini".

Sentinela do Sul - O nome remete a sua localização em zona elevada, a qual permitiu que os soldados revolucionários montassem guarda para observar as tropas inimigas.

Turuçu - Na língua indígena, quer dizer “águas grandes”, em referência ao arroio homônimo que faz divisa com o município de São Lourenço do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário