Páginas

domingo, 20 de setembro de 2015

20 de Setembro - O grande dia.

Hoje é a data maior do gaúcho, dia de pararmos para refletir o que exatamente devemos lembrar e celebrar, devemos saber que hoje marca o começo da revolução, marca o inicio de uma guerra que deixou um legado para um povo, o legado de ser aguerrido e justo, onde lutaram pelo que achavam de direito, mesmo havendo interesses próprios como dizem, utilizaram o apoio que tiveram do povo e o interesse economico que foi o motivo inicial, através do descontentamento do imposto cobrado no charque que os grandes fazendeiros produziam.

O interesse economico foi o estopim para um povo que também já estava cansado dos mandos e desmandos do império e resolveram apoiar a causa, se as promessas iniciais seriam cumpridas após o término da guerra e com o RS independente nunca iremos saber, já que durante a guerra houveram traíções para o fim da nova república.

Como já postei aqui, acho que o 20 de setembro está destorcido sim, (leia aqui o post), pois na forma que esá hoje, não passa de uma festa, quem foi hoje orar e agradecer aos nossos heróis do passado? Eu fui, agradecer pela saúde e conquistas desse ano e agradecer  pelo fato de poder estar como estou no 20 de setembro, agradecer as almas dos nossos heróis que entre tantos se destacaram Bento Gonçalves o nosso eterno presidente, ao Gen. Netto que proclamou a nossa república e por outros tantos, Corte Real, Garibaldi, Anitta e os demais soldados que tanto pelearam, orar pelos lanceiros negros que foram traídos por Canabarro e este não contente toma as negociações com Caxias mesmo a contra gosto do presidente Bento, entrega o país de volta ao império e que não cumpre o que estava no pseudo tratado de paz.

Portanto, compatriotas o que temos para comemorar? Um Rio grande sucateado por politicas imperiais que sugam nossas riquezas? Regrinhas de vestimentas como se fossem os trajes de antigamente? Um modelo de tradição e cultura ditado por um bando de políticos e burocratas que dizem o que é certo na tradição gaúcha?

Hoje é dia de refletir, de dialogar com o compatriota ao lado de qual é a solução para tornar o RS grande novamente, dia de lembrar Bento, Netto, Lanceiros e outros tantos e de não esquecer o Canabarro e outros traídores. Nós o povo temos poucos a nosso favor, em compensação existem milhares de Canabarros que se vendem pelo poder e eles se chamam políticos, vamos parar gauchada de se degladearem por politica, eles não estão nem aí pra nós, é hora de uma revolução popular cultural, vamos se unir mesmo com as adversidades políticas em prol do RS.

Vamos novamente tornar o 20 de setembro o percursor da liberdade e mostrar o valor de ser GAÚCHO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário