Páginas

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Uma breve charla - Caxias e os imigrantes

Buenas gauchada, hoje o assunto é sério, como a maioria das pessoas viram a reportagem do programa da globo, o Fantástico, e deu uma grande repercussão em relação as opiniões das pessoas, e por isso acredito que, como morador de Caxias do Sul e migrante vindo da fronteira sul do nosso querido pago, posso opinar sobre este assunto.

Primeiramente a cidade de Caxias do Sul não pode ser taxada de racistas por uma opinião de 4 pessoas que se julgam puramente caxienses, pois, nasceram por aqui. Muitos de indignaram, se revoltaram, disseram que não é assim e tudo mais. Porém, como morador de Caxias do Sul há mais de 10 anos, posso afirmar que é assim, claro uma pequena minoria de pseudos-moralistas que se dizem pessoas boas porque são de votos de Nossa Senhora de Caravaggio, coitada da santa com esses devotos.

Digo que é assim, porque há 10 anos atrás, éramos vistos assim como forasteiros, mas, a descriminação não ficava tão descarada, devido nossa cor de pele, mas, tu via no semblante daquela pessoa te ouvindo e te analisando como pensasse, como pode, não fala como nós? Ele tem um jeito diferente, não da bola para o jeito que se veste, fala tu, tchê, certa feita fui questionado por que falava tantas vezes a palavra tchê, que era ruim de ouvir, parecia que era de outro país.

Existe racismo em Caxias sim, naquela época eu saia de bombacha e via o povo apontando o dedo, mesmo sendo a capital dos ctg's, então imagino o que estas pessoas que vem de lugares tão sofridos sentem ao andar na rua, pois, tudo é diferente, sua cor, seu idioma, sua estatura, já que são todos muito altos.

Ainda bem que nesses últimos anos esses tipos de pessoas estão se tornando uma minoria, que pessoas vindas de outras regiões e países estão formando uma cidade próspera e igualitária, e que graças a Deus há pessoas que ajudam estes cidadãos que só querem um pouco de bem estar para si e seus familiares e que quem sabe daqui a 10 anos se tornem uma força de trabalho vitoriosa e promissora como minha geração e de outros tantos que partiram da fronteira em busca de novas perspectivas e graças a essa força de migrantes Caxias é a cidade que é hoje, rica e populosa.

E que essa reportagem sirva para refletir como anda nossa sociedade, e que possamos seguir os ideais estampados no Brasão das armas da nossa República Riograndense, Liberdade, Igualdade e Humanidade.

Prego isso aqui no blog e ainda o respeito, pois, sou separatista convicto, mas, aceito ouvir e dialogar com pessoas de outros ideais políticos e religiosos, e que somente assim podemos dar um basta em todo o tipo de repressão e descriminação. O blog Entrevero Xucro diz não ao preconceito.

2 comentários:

  1. Buenas meu patricio!!

    Concordo contigo em gênero numero e grau, e a internet esta ai para podermos expor nossas opiniões, pois a grande mídia que se diz imparcial, ou tem a intenção clara de determinar quem é bom e quem é mau, ou os 5 anos de faculdade não serviram pra muita coisa.
    Eu não sou jornalista, porem não precisa muito para ver não foram a fundo na reportagem em um ponto que eu considero um dos mais importantes, que é transmitir na integra os sentimentos da população em pauta, pois quem não esta vivenciando determinado assunto, acaba tomando por verdade o que passa na televisão
    Parabéns pela postagem, temos a obrigação de nos manifestar e mostrar que somos um povo culto e acima de tudo educado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Aqui nosso ideal é divulgar a nossa cultura, e isso que comentaste é um ideal que deve ser universal, educação.

      Excluir