Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Jogo de Truco Gaudério

Um jogo de cartas muito praticado no RS, é de origem espanhola e foi adaptado por aqui, há relatos de muitos anos sobre o jogo de truco gaudério, que se diferencia basicamente no pedido de invido e flor no começo do jogo, caso, o jogador tenha duas ou três cartas iguais. (Invido e Flor respectivamente).
Ao comparar com o outro truco, ainda há diferenças na maneira de se jogar, no truco gaudério não se usa o Gato (espécie de curinga, virada embaixo do baralho) e também nos valores das cartas.

Regras básicas:
- Jogado com o baralho espanhol, sem os 8, os 9 e os coringas;
- cada jogador recebe três cartas, sendo que pode ser disputado entre 2, 4 e 6 pessoas, sendo as 2 últimas de dupla;
- a equipe que fizer o número máximo de tentos é a vencedora, que pode ir até 12 ou 24;
- no ínicio da rodada os jogadores podem pedir invido, em caso de duas cartas iguais ou flor sendo 3 cartas iguais, e o somatório é o número da carta mais 10 pontos, sendo as figuras (10, 11 e 12) valem zero.
- o pedido de invido vale 2 pontos, há também o real invido, quando o oponente acredita que seu invido é maior, então, passa a valer 5 pontos a peleia do invido.
- Já a flor segue a regra do invido, porém, vale 3 pontos, e se o oponente pedir contra-flor a disputa passa a valer 6 pontos, se o companheiro tiver flor também os pontos se somam.
- o jogo começa e vence a rodada quem jogar a carta mais forte, numa hierárquia de forças, conforme os valores das cartas;
- cada partida tem três rodadas, vence quem fizer mais vitorias nas rodadas, podendo ocorrer um empate (empardar a rodada). Cada partida vale 1 ponto, que pode ser aumentada com o pedido de truco (2 pontos) caso alguém esteja com boas cartas na mão, porém, pode haver retruco, subindo o valor da disputa para 3 pontos e quem fez o pedido de truco pode pedir o vale-quatro (4 pontos).

Segue abaixo a relação das forças das cartas de maior a menor:
- Manilhas, Ás de espadas, Ás de basto, 7 de espadas e 7 de ouros;
- demais cartas, 3, 2, 1, 12, 11, 10, 7, 6, 5, 4 independente do naipe.

Espero que tenha auxiliado em algo, sei que não ensina por completo, mas, pode servir pro vivente que já não se lembra mais, como eu, a um tempo atrás, é um post para refrescar a memória do peão.






Fonte: www.jogatina.com e o conhecimento próprio do gaudério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário